domingo, 26 de outubro de 2014

Livros ou Travessuras #tag2



Livros ou Travessuras?

Boa noite, caros imortais, abro alas para o projeto Blogagem Literária Coletiva. Iniciativa dos blogs Os Literatos, Diário de uma Livromaníaca e Chá &Livros. Consiste basicamente em unir os blogs para falar sobre um mesmo tema, o que não foge da ideia da Sociedade do Saber, em unir contos e crônicas em um mesmo lugar. Vamos aos livros:

1°. Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.



The Amber Spyglass (A luneta âmbar). Ultimo livro da trilogia His Dark Materials (Fronteiras do universo). Simplesmente o livro me deixou dentro dos mundos paralelos e faz com que você acompanhe as façanhas de Lyra como se o destino da sua vida dependesse disso. Sem mencionar a filosofia e influências de poetas e escritores perpetuados pelos seus ideais, que são usados como fonte de inspiração durante toda a narrativa.

2°. Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.


Um Sussurro nas Trevas. Minhas humildes saudações a Howard Phillips Lovecraft. Sua obra continua a me assombrar e aterrorizar. Seu suspense hipnotizante e o método perspicaz de mexer com a sua cabeça é de arrepiar.

3°. Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.



O garoto no convés. John Boyne sabe como criar um personagem cativante, isto é fato. E assim como John Jacob Turnstile navegou por águas tão distintas e chegou a lugares tão remotos e deslumbrantes, assim o faço com seu livro. Eu o jogo ao mar constantemente.

4°. Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.



A menina Submersa. Conheci Caitlín R. Kiernan com este insano e memorável livro. Com certeza estive e talvez esteja enfeitiçado. Enfeitiçado pelo feitiço da loucura! Este livro faz você questionar sua realidade e a dos outros, nas palavras de Imp ou India Morgan Phelps este conto é uma sereia.

5°. Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem o qual as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.



Não julgo livros pela capa, mas após ler algumas críticas de O vampiro que descobriu o Brasil, tive uma má impressão sobre ele, porém, fui além e ao ler sua narrativa descobri um ótimo meio de estudar a história do país hehe. Ivan Jaf também teve uma grande sacada.

6°. Livro Zombie: O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?



A tormenta de espadas. Com toda certeza que há em mim, digo que George Raymond Richard Martin é o principal motivo da minha constante insônia. Este livro dispensa comentários. É o que é, e você precisa ler! Aliás, todos.

7°. Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.



Inferno de Dan Brown, após sua leitura você fica em cima do muro entre gritar que o mundo está acabando, e o conformismo e ate pensa em extremismo da parte do autor. Creio que pendi para a primeira opção.

8°. Livro Fogueira: A fogueira foi à causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.



A moreninha. Não é revoltante, mas é tão chato que fiquei extremamente irritado por lê-lo. hehe

9°. Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz à lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.



A guerra dos Tronos. O lado perverso e lascivo de George Martin me assusta e fascina ao mesmo tempo. E o choque foi total quando li o primeiro livro da saga As Crônicas de gelo e fogo.

10°. Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.



Jardim de inverno de Kristin Hannah. O livro tem um prólogo comovente e parece ser realmente bom e o inverno me fascina, mas não tive aquele algo mais sabe? Creio que como dei de presente a minha mãe e ela não se interessou muito, isso fez ele voltar deprimido para minha estante (ou pilha insana de livros, como costumo chamar). Mas ainda pretendo lê-lo.


Agradeço o espaço aos blogs idealizadores do projeto e a todos os blogs participantes pela acolhida. Espero que tenham gostado e não esqueçam de escarafunchar os contos, eles podem te surpreender!

5 comentários:

  1. É Tiarles, mais alguns livros para minha meta de leituras para 2015, será que vou dar conta? Nunca li nenhum dos livros que citou, mas tenho Inferno e pretendo lê-lo em breve. Escolhas excelentes!
    Um beijo!
    Monika Andreotti
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  2. A minha também, esta enorme e repleta de livros. Estou até me sentindo mau por não ter começado a ler ainda.
    Realmente estes que citei você precisa ler, cada um deles ajudou a formar quem eu sou (e muitos outros é claro)
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  3. huhauahauahauahau meu Deus vc aumentou minha wishlist como ninguém... daí eu só li "A moreninha" e "Jardim de Inverno"... Tiarles!!! Continua lendo Jardim de Inverno pelo Amooor de Deus hahaha p livro é LINDOOOOOO! Quase morri de tanto chorar mas é maravilhoso!

    Beijão adorei!
    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahsuaushushuhsuhs Pretendo, pretendo. Ele e muitos outros, haja fôlego!

      Excluir
  4. Oi Tiarles!
    Tem tempos que quero conferir Boyne, Martin e A menina submersa! *--*
    do Brown eu sempre tive um pouco de receio, rs
    Bem legal essa tag!
    Beijos, saiu a parte II do conto!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir