domingo, 12 de outubro de 2014

Faça boa arte!


Vivemos tempos de artigos de consumo, ou de literatura criativa? Os livros são comprados, lidos superficialmente e largados em alguma estante para serem esquecidos em meio à poeira? As boas obras estão por aí e basta você se dar o trabalho de garimpar? Você vê o copo meio vazio ou meio cheio?

Creio que esta questão vá além da perspectiva, infelizmente.  Claro que livros que provocam reflexão, instigam e alimentam a imaginação existam aos milhares (agradeço as mentes inquietas que nos proporcionam oceanos profundos para o passeio de nossas almas), mas o que vemos sendo consumido em massa, em âmbito geral (com muitas exceções, graças às mentes...) é uma literatura pobre, vazia e incentivada por uma mídia tendenciosa. Se a moda é vampiros, as represas são implodidas e lá vem à enxurrada de seres que se alimentam de sangue e... Brilham a luz do dia?! A moda são anjos, reprodução em massa, opa! Mudou para fantasias sexuais, gritam em coro editoras e oportunistas: Reprodução! Reprodução!

Portanto, seguiremos os princípios que o renomado Neil Gaiman aconselha a turma de formandos em artes da Filadélfia, EUA (2012), são dicas para quem está começando na arte da escrita (ou da criação, enfim) e também para aqueles que já criam há algum tempo. Para mim, foi extremamente motivador, sabe aquela palavra certa para o momento certo? Exatamente.

Para quem não viu, fica a dica e para quem já viu é bom para refrescar a memória... Justamente por isso que reservarei um lugarzinho permanente para este vídeo aqui no blog. Ate a próxima.


Aproveitem.

6 comentários:

  1. Vou ter que assistir o vídeo quando tiver no pc, afinal é sempre bom saber um pouco mais! O blog ta lindo, vou dar um passeio por aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Aliscia. Sinta-se em casa, só não repara a bagunça (da minha mente)
    hehe
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Tiarles os livros estão vindo em tendências é muito raro encontrar algo que mude nosso pensamento ou nos tire da zona de conforto hoje em dia, infelizmente :/
    P.S. Vou conferir o video amanhã sem falta hehe

    Abraços, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista e me diga o que achou, vale a pena conferir!
      Ate mais.

      Excluir
  4. Tiarles,
    Apesar de pensar que toda leitura/literatura é válida, acredito que o que você falou é uma realidade muito triste, pois parece que está faltando um pouco de criatividade em relação aos temas que os livros vem abordando, o que acaba diminuindo a qualidade das obras lançadas!
    É uma questão que faz a gente refletir!
    Adorei o blog! *-*
    Beijinhos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatividade é algo insano, realmente é difícil andar por um caminho jamais trilhado. Mas creio que este é um objetivo nobre.
      Ate mais.
      P.S. Não deixe de conferir os contos :D

      Excluir